Ativar menu principal

Produto I – Oficinas

Sobre as Oficinas

Objetivo

O produto Oficinas Regionais tem por objetivo promover uma articulação entre as demandas dos itens que compõem a alimentação escolar com a produção da agricultura familiar local e regional.

Público Alvo

O público convidado a participar da oficina são nutricionistas, extensionistas rurais, diretores das escolas estaduais e agricultores familiares. Para além destes atores é interessante a participação dos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os/as responsáveis pela alimentação escolar das escolas federais, por exemplo os Institutos Federais.

Metodologia

Primeiramente é feita a escolha da região que receberá o produto, devendo ser convidados no mínimo 1 município polo (que receberá a reunião e a oficina) e 7 municípios vizinhos.

Antes da realização da oficina é feita uma reunião prévia de organização com os/as extensionistas rurais e os/as nutricionistas, de modo que estes atores saiam comprometidos com a mobilização e organização da oficina.

Tanto a oficina como a reunião é realizada de forma participativa, onde os sujeitos da fala são os atores público-alvo do produto, os agentes do CECANE IFSULDEMINAS, atua apenas como mediador e provocador das questões levantadas. A oficina acontece em um dia, durante os períodos da manhã e da tarde. Na chegada dos convidados da oficina é servido um café e posteriormente é realizada uma abertura com falas sucintas de apresentação sobre o que são os CECANE’s e o PNAE.

Depois da abertura é pedido que sejam formados dois grupos, um com nutricionistas e diretores/as que farão o levantamento da demanda, e outro com extensionistas e agricultores/as que farão o levantamento da oferta.

No período da tarde o levantamento das demandas e das ofertas são apresentados e sistematizados, sendo realizado um dialogo entorno dos itens que surgiram.

Resultados

Com os dados levantados durante a oficina é elaborado um documento de sistematização que é enviado para todas as pessoas que participaram da oficina, acompanhado dos certificados de participação, resultando em um material de consulta tanto para os demandantes (nutricionistas e diretores) quanto para os ofertantes (agricultura familiar).

 

Confira os resumos das Oficinas realizadas em 2018 AQUI!

Confira os resumos das Oficinas realizadas em 2019 AQUI!


 

Voltar